
Essas dicas estão entre as perguntas campeãs de meus netinhos que chegam aqui ao restaurante! É certo a vó aqui ouvi-la todo santo dia…rs
Resolvi compartilhar de alguns dos meus segredinhos com vocês, meu netinhos. Afinal de contas, Coração de vó é mole demais e não aguenta ver um apelo. Vamos lá, então?
Atenção
É puramente uma questão de prestar atenção aos pequenos detalhes que antecedem o preparo. Então, separe essas dicas direitinho, salve esta matéria, imprima ou mande para aquela pessoa que você pensou nesse momento e adoraria compartilhar essa dica da vó!
Dica 1
Primeira coisa, deixe tudo o que você vai utilizar já separadinho! confira os ingredientes, as formas e as medidas. Afinal de contas, não há nada mais desanimador do que ter que parar a receita no meio, porque acabou um ingrediente. Isso pode jogar sua fofura do bolo lá para o espaço…rs
Dica 2
Tudo conferido, agora unte a forma. Exatamente! Muitas pessoas deixam essa etapa para o final, mas não sabem que isso pode fazer com que a massa demore tempo demais descansando, e acabe passando do ponto certo. Use manteiga ou óleo para untar, porque a margarina tem muita água e menos gordura em sua composição.
Dica 3
Peneire tudinho! Por mais que você imagine que é um cuidado desnecessário, acredite; não é. Esse é um excelente método para deixar a massa mais aerada, permitindo que ingredientes secos, como farinha, açúcar e fermento desenvolvam pequenos grumos ou cristais na massa.
Dica 4
Preaqueça o forno. Essa medida é necessária para que ele fique na temperatura ideal para o cozimento e não faça com que o seu bolo fique assado de forma desigual.
Dica 5
Deixe uma vasilha com água dentro do forno, enquanto ele preaquece. Esse é o meu pulo do gato! Isso evita que a massa resseque demais.
Dica 6
Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente, para que a massa fique homogênea, facilitando a mistura e também o crescimento do bolo. Essa também é outra dica valiosíssima!
Dica 7
Esses, sim, fazem toda diferença. Tenha sempre medidores para calcular direitinho as dosagens em xícaras ou colheres. Quantidades acima ou abaixo do pedido interferem diretamente em como seu bolo vai ficar.
Dica 8
Não abra o forno nos primeiros 15 minutos! Nesse momento, o calor está cumprindo toda sua função e o ar frio externo pode atrapalhar tudo, viu!?
Dica 9
Quem nunca ouviu por aí que o jeito certo para descobrir se uma massa está assada é enfiar o palitinho? Mas não faça isso! Principalmente quando ainda faltar um tempo considerável para o fim, prejudica muito o andamento da receita, porque você acaba tirando todo o ar da massa e corre um sério risco de ele não crescer direito ou ficar bem durinho!
A melhor forma para descobrir se já está no ponto é dar uma leve apertadinha na superfície: se a massa voltar, já pode tirar do forno. Se ela afundar e ficar, precisa de mais tempo.
Dica 10
Nunca deixe seu bolo permanecer no forno, após terminar de assar, porque o calor continua aquecendo e cozinhando, o que vai fazer com que ele resseque. Para desenformar, espere esfriar: bolos fofinhos têm a tendência a desmanchar quando ainda estão quentes.
Depois desse passo a passo, é encher a boca d´água e saborear!
Leave Comments